Ultrassom
A ultrassonografia é um método de diagnóstico bastante popular em nosso meio porém, que vem sofrendo uma continua evolução tecnológica após os anos 90, com a difusão de aparelhos digitais e transdutores multi-frequencias permitindo uma alteração na profundidade de exame e resolução da imagem sem necessidade de troca da sonda, tornando os exames mais precisos e mais rápidos.
O ultrassom é usado para exames do abdome para avaliação dos rins, fígado, pâncreas, ginecológicos para útero e anexos, para exame dos músculos e articulações, tireóide, mamas,testículos e globo ocular, enfim quase todos os órgãos podem ser estudados pela ultra-sonografia.
Com a associação do efeito doppler com o ultrassom bi-dimensional houve um grande avanço no exame vascular para pré-operatório de varizes, obstrução arterial dos membros inferiores e das carótidas, no ultra-som gestacional para avalição do bem estar fetal e sofrimentos fetais e como apoio na gestação de alto risco por diabete e doença hipertensiva gestacional.
Sem dúvida alguma um dos grandes avanços na medicina permitindo salvar inúmeros fetos e pacientes de risco.
Na cardiologia não se concebe mais sua dissociação com a ecocardiografia com doppler, onde podemos avaliar a função ventricular, lesões valvulares, e tumores intra-cardiacos.
Na infertilidade e pesquisa de esterilidade a ultra-sonografia transvaginal e exame básico indispensável, como também a avaliação testicular do marido para afastar atrofias por orquites, e varicoceles, nesta última o doppler colorido tem um papel importante na avaliação do refluxo das veias do plexo venoso.
Ultrassom das mamas um grande avanço com os novos transdutores de alta resolução que tratamos a parte no link mamografia.
Ultra-Som Gestacional
A ultra-sonogafia gestacional tem mudado muito nos últimos anos além do objetivo dos anos 90 onde o alvo era a biometria fetal, e pesquisa de mal-formações , hoje temos metodologia para melhor avaliar os riscos fetais nas doenças hipertensiva e diabete gestacional, bem como detectar precocemente riscos de trissomias selecionando melhor quais os pacientes que devem ser submetidos a riscos de exames mais invasivos.
Para tal o exame de rotina no primeiro trimestre passou a morfológico de primeiro trimestre ,realizado por via transvaginal entre 11 e 14 semanas , com avaliação da CCN(comprimento cefalo-nádegas) para determinação da IG , avaliação dos principais orgãos se foram devidamente bem formados e medida dos marcadores genéticos bio-físicos, que são a transluscencia nucal um bom marcador, e dos nucleos de ossifiação dos ósseos nasais e ducto venoso estes últimos com menos acuidade.
Exame morfológico de segundo trimestre deve ser realizado por via abdominal entre 22 e 24 semanas (foto acima :circular de cordão umbilical no pescoço do feto).
Inclui biometria fetal completa , pesquisa de mal-formações e avaliação do bem estar fetal pelo color-dopplerfluxometria.
Em caso de doenças hipertensiva e diabete gestacional um exame mais completo com color-dopplerfluxometria do cordão umbilical, aorta fetal, artéria cerebral média do feto e artérias uterinas materna deve ser realizado.
O período embrionário vai se 4 a 8 semanas examinado preferencialmente por via transvaginal quando podemos ver o saco gestacional, número de embriões se gemelar ou não,vesicula vitelina,medir o diâmetro médio do SG, CCN se o embrião for visibilizado, escutar os batimentos cardíacos com a medida da frequencia cardíaca fetal, definir a amniocidade e corionicidade.
O período fetal vai de 8 a 14 semanas no primeiro trimestre.
Entre 8 e 10 semanas o saco gestacional deve ser avaliado na sua forma , localização, contornos, reação decidual da parede bem como sua ecogenicidade e velocidade de crescimento do SC aproximadamente em torno de 1,0 mm por dia(0,7 a 1,5 mm/dia).
Entre 11 e 14 semanas o número de embriões ou fetos deve ser avaliada,diametro médio do SG,CCN,frequência e batimentos cardiacos, comprimento do colo uterino principalmente em pacientes que já tiveram aborto anterior , medir a translucência nucal e avaliação dos principais orgãos para ver se estão bem formados.
Horário de Atendimento
Seg - Qui: 08:00 - 18:30 | Sex: 08:00 - 17:00
Av Bernardino de Campos, 562 - Conjunto 111 Pompéia - CEP: 11.065-002 - Santos/SP