Mamografia e Ultra-Som das Mamas
Segundo o protocolo internacional uma mamografia de base deve ser realizada aos 45 anos e guardada para futuras comparações . A partir daí uma mamografia anual ou cada 2 anos deve ser realizada.
Abaixo dos 45 anos uma ultra-sonografia(US) das mamas deve ser realizada preferencialmente.
Acima dos 45 anos o US é método complementar a mamografia , e acima dos 45 anos deve ser realizada acompanhada de uma mamografia recente com menos de 1 ano.
Como exceção a regra anterior , em pacientes com antecedentes familiares diretos( irmã ou mãe) com carcinoma de mama a investigação deve ser iniciada 10 anos antes.
O Exame deve ser realizado com aparelho com foco de 0,1 e 0,3 mm ,com compressão dosada e o laudo segundo o critério internacional Bi-rads com aquisição digital.
O BI-RADS é uma padronização tanto para US como para mamografia que categoriza os exames de 0 a 6 e recomenda as condutas a serem seguidas dependendo da categoria.
Esta referência foi introduzida pelo American College of Radiology e adotada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e significa Breast Imaging Reporting And Data System (BI-RADS), primeiramente para mamografia e agora para US.
A mamografia é muito importante porque mostra microcalcificações precocemente em tumores as vezes antes do tumor ser perceptível a mamografia e ao US.
Por outro lado o US é muito eficaz para exame de mamas densas, jovens e para esclarecer lesões nodulares e de densidade assimétrica visibilizadas na mamografia.
Horário de Atendimento
Seg - Qui: 08:00 - 18:30 | Sex: 08:00 - 17:00
Av Bernardino de Campos, 562 - Conjunto 111 Pompéia - CEP: 11.065-002 - Santos/SP